quarta-feira, 6 de março de 2013

Introdução á Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático


3º - Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático (computador)
 

  • Hardware e software

O hardware, é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes electrónicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
O software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos electrónicos do hardware. Toda interacção dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.

  • CPU - Unidade central de processamento

É a parte de um sistema de computador que executa as instruções de um programa de computador, e é o elemento primordial na execução das funções de um computador. Este termo tem sido usado na indústria de computadores pelo menos desde o início dos anos 1960. A forma, desenho e implementação de CPUs têm mudado dramaticamente desde os primeiros exemplos, mas o seu funcionamento fundamental permanece o mesmo.

  • Memórias

  1. Primária: RAM, ROM e Cache

Também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar directamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução.

 2. Secundárias: Suportes de armazenamento

 Também chamadas memórias de massa, por permitirem armazenar grandes quantidades de informação — existem precisamente para que a informação com que se trabalha num computador possa ser guardada com um carácter mais duradoiro; os suportes de armazenamento: discos, disquetes, cassetes, bandas magnéticas, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário